terça-feira, dezembro 7Conteúdo Relevante pra Você

Bichinho: conheça o charmoso povoado de Prados MG

Situado entre Tiradentes e Prados, o povoado de Vitoriano Veloso, popularmente chamado de Arraial do Bichinho é um lugar tranquilo e de gente acolhedora que vale muito a pena conhecer. Localizado a 185 km de Belo Horizonte, o pitoresco vilarejo surgiu no século XVIII devido às lavras de ouro descobertas na região, e era um dos povoados mineradores daquela época.

Artesanato

Pertencente ao Circuito Trilha dos Inconfidentes, Bichinho reúne uma gama de artesãos que comercializam seus trabalhos artísticos em lojas que ficam localizadas principalmente em toda a extensão da estrada de pedra que liga Tiradentes ao vilarejo. Pelo caminho você pode encontrar objetos de pedra sabão, esculturas e painéis em madeira, móveis coloniais, ateliês de quadros, tapetes, mantas, etc. Durante o percurso, algumas cachaçarias também se destacam –“boa pedida” para quem adora degustar uma aguardente de qualidade.

Oficina de Agosto

A Oficina de Agosto é um ateliê criado nos anos 90 pelo artista plástico Antônio Carlos Bech(conhecido como Toty). O ateliê exerce um papel fundamental no que diz respeito ao incentivo e preservação da rica história do artesanato mineiro, realizando exposições de obras confeccionadas em materiais de demolição e objetos reciclados diversos.

Igreja Nossa Senhora da Penha

Localizada bem no “centrinho” de Bichinho, a linda Igreja de Nossa Senhora da Penha é um dos destaques do lugar. O alferes Manoel Victor de Jesus – pintor, dourador e riscador do Brasil colonial – foi quem idealizou a construção da igreja no século 18, começando por volta de 1732 e sendo concluída somente em 1771.

A visão externa da igreja não evidencia a riqueza do seu interior, dominado por belíssimas pinturas em estilo rococó e com ornamentação pictórica atribuída ao próprio Manoel Victor de Jesus, que soube valorizar, sobretudo, os forros e púlpitos.

A Casa Torta e o Museu do Automóvel

Criada pelo casal de atores Renato Maia e Lu Gatelli em 2016, a Casa Torta é um ambiente colorido, divertido e aconchegante, ideal para fazer um lanche com a família e para as crianças brincarem a vontade. A Casa Torta fica na Rua São Bento – funciona também como um espaço cultural onde são realizadas apresentações teatrais, musicais e oficinas de arte. Contato sobre agenda: (31)9 8718-8444.

Criado em 2006, o museu do automóvel é o lugar ideal para os amantes de carros antigos. Localizado no Sítio Pau D’angu – Estrada Real Tiradentes / Bichinho – o colecionador Rodrigo Cerqueira deixa o local aberto à visitação para que as belas raridades sejam admiradas. Horário de Funcionamento: quarta a domingo das 9h às 18h – Contato: (32)3799-8033.

Gastronomia

O distrito possui alguns restaurantes em estilo rústico com cardápio típico da comida mineira e deliciosas opções no tradicional fogão a lenha. Podemos destacar os restaurantes “Tempero da Ângela” e o “Pau de Angu” – dentre algumas delicias podemos encontrar: linguiça caseira, bolinho de arroz com queijo, feijão tropeiro, galinha caipira, tutu e por aí vai.

Hospedagem

A cidade de Tiradentes que fica a apenas 7 km do distrito de Bichinho, possui mais opções de pousadas e restaurantes, porém, caso queira ficar no lindo vilarejo, a Pousada Cipó Artes e o Canto do Bichinho Hospedaria são ótimas alternativas e muito bem recomendadas. Em Tiradentes podemos citar a Pousada Cama e Café Tiradentes, Pousada Dom Xavier que ficam localizadas bem próximas à estrada de pedra.

Bora lá?

Diante dessas dicas, acho muito pouco provável que o interesse de qualquer viajante em conhecer esse aprazível povoado não tenha sido aguçado. Bichinho é um desses lugares que às vezes parece existir somente em nosso imaginário não é mesmo? Mas é totalmente real – uma verdadeira preciosidade do circuito turístico Estrada Real.

Agora é só arrumar as malas e boa viagem!

Plusber | Lazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *