A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgouu um relatório na última quarta feira (14), onde o Brasil aparece como a única grande economia em desaceleração em 2021.
Os indicadores antecedentes (Composite Leading Indicators ou CLIs) mostram que o índice caiu 0,32% no Brasil em março, se em comparação com fevereiro.
Esse índice avalia o desempenho econômico do país. Em fevereiro o Brasil já havia registrado uma desaceleração de 0,18%
Outras economias de igual porte, apresentaram melhor resultado de desempenho, a China apontou crescimento de 0,36% e a Índia 0,29%, já na Rússia o resultado foi de 0,26%
O relatório ainda apontou que nos EUA, o índice continua a subir, impulsionando a expansão da confiança do consumidor.
Em outros países como Japão, Canadá e na zona do euro como um todo, especialmente na Alemanha e na Itália o número aponta para um aumento constante.
França e Reino Unido apresentaram um crescimento estável.
A OCDE ainda alertou que esses números devem ser interpretados como força, e não como resultado de queda ou crescimento, já que as movimentações para conter o covid19 podem fazer o mercado de movimentar de forma flutuante, não representando então cenários definitivos.
Segundo eles índice deve ser interpretado como “uma indicação da força e não como uma medida do grau de crescimento da atividade econômica”
Plusber | Economia