A variante do Coronavírus, descoberta em Manaus, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de saúde assim que surgirem os sintomas, e não mais quando eles se agravarem.
Conforme informado pela prefeitura, a mudança tem três motivos, todos associados à nova variante: agravamento rápido do quadro de saúde, mais jovens atingidos e tempo de internação maior.
O secretário municipal de saúde de São Paulo, Edson Aparecido, em entrevista à BBC News Brasil afirmou que: “Não só o processo de internação é mais longo, a viremia (presença do vírus no sangue), mas o agravamento é muito repentino na P.1. Há relatos do atendimento na ponta de jovens que são internados e em 24 horas já precisam ser intubadas. Literalmente isso”.
De acordo com os levantamentos efetuados pela secretaria, a variante, mais contagiosa, já está presente em mais de 80% dos pacientes da Grande São Paulo no início de março. A P.1 tem avançado rapidamente em outras partes do país. E com o crescimento no número de intubações e ocupação de leitos o sistema de saúde sofre lotação.
Plusber │ Saúde – Plantão COVID