sábado, abril 20Conteúdo Relevante pra Você

Falta de chuvas ameaça o Brasil, risco de novo apagão volta a ser discutido

Danilo Alvesd on Unsplash

Agravamento da estiagem faz governo emitir sinal de alerta de emergência hídrica para cinco estados, aqueles que concentram maior parte da geração de energia hidrelétrica no país.

Cinco estados estão sob risco iminente de apagão, por causa da crise hídrica causada pela falta de chuvas e poucos investimentos no setor.

Desde o mês de abril especialistas vem fazendo alertas a respeito da situação, agora o risco de falta de energia elétrica em alguns estados brasileiros está mais evidente.

O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu um comunicado de emergência hídrica a órgãos de meteorologia federais e ao Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

O alerta deixa claro que a situação é crítica nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás podem ser os mais afetados.

A condição de alerta vai de julho a setembro de 2021, situação que não acontecia pelo menos a 111 anos.“As perspectivas climáticas para 2021/2022 indicam que a maior parte da região central do país, a partir de maio até final de setembro, entra em seu período com menor volume de chuvas (estação seca). A previsão climática elaborada conjuntamente pelo Inpe, Inmet e Funceme indica para o período Junho-Julho-Agosto/2021 a mesma tendência, ou seja, pouco volume de chuva na maior parte da bacia do Rio Paraná”, afirma o documento do SNM.

Plusber | Perto de Você

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *