O Villareal bateu o Manchester United nos pênaltis, por incríveis 11 a 10, em partida realizada nesta quarta-feira em Gdansk, na Polônia, e conquistou o primeiro título de elite do clube espanhol, fundado há 98 anos.
No tempo normal, a partida acabou em 1 a 1 e o empate prosseguiu na prorrogação. Nas penalidades foram 22 cobranças de pênalti até o goleiro Rulli defender o chute de David de Gea muito cobrado pelos torcedores à beira do gramado por ter demonstrado um desempenho abaixo.
O técnico Unai Emery, que por dois anos treinou Neymar no Paris Saint-Germain, conquistou a sua quarta taça da Liga Europa, ele já tinha levado o Sevilla ao tricampeonato entre 2014 e 2016, e depois perdeu sua única final no temporada 2018/19, com o Arsenal.
Já o Manchester United encerra mais uma temporada aquém da história do clube. O United não vence a Liga dos Campeões desde 2008 e não é sequer campeão inglês desde 2013. Para piorar, a equipe vê dois rivais, Chelsea e Manchester City, classificados para decidir a Champions, no confronto que ocorre no próximo sábado.
É a 13ª vez que um time espanhol vence a competição.