terça-feira, abril 16Conteúdo Relevante pra Você

Pontos Culturais do Brasil

Foto MAB ( Site GDF)

Todo mundo adora um ponto cultural novo ou antigo para visitar, e que tal conhecer um toda semana? Eu vou te dar umas dicas sobre alguns que pode ser visitado no Brasil, lembre se de manter os cuidados sanitários e manter o local preservado.

Hoje vamos falar sobre o Museu de Arte de Brasília (MAB), ele fica situado às margens do Lago Paranoá, no Setor de Hotéis e Turismo Norte, o museu nasceu praticamente junto com a cidade. Inaugurado em 1961, um dos espaços culturais mais charmosos da capital federal, serviu de anexo para o Brasília Palace Hotel, para o clube das Forças Armadas e até para um casarão do samba.

Em 1985 virou galeria de um acervo invejável de obras raras. O projeto estrutural foi assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e por Joaquim Cardozo. E o projeto arquitetônico foi de um jovem alagoano chamado Abel Carnauba Accioly, na época funcionário da Novacap como desenhista técnico. A importância do MAB para cidade é inegável e se resume tanto pelo seu peso histórico, quanto pela riqueza do acervo composto por mais de 1.300 peças.

E após 14 anos fechado, ele foi reaberto no dia 21 de abril de 2021 (dia do aniversario de Brasília), o espaço já esta aberto, no horário das 9 às 21H, todos os dias exceto terça, esta com a mostra “Brasília: cenário do Poder”, do fotógrafo Orlando Brito e também com gravuras de Tarsila do Amaral, painéis que narram a trajetória do museu e esculturas na área externa.

Você pode acompanhar as novidades através do Instagram @museudeartedebrasília, onde encontra conteúdos originais postados diariamente, contando um pouco da história do local, de suas coleções e dos artistas brasilienses.

Curiosidade

Após a reforma pela qual o MAB passou entre 1998-2001, foi instalada sob os pilotis do museu uma série de esculturas e instalações que faziam parte de seu acervo, com obras de autores como Osmar Dalio, Ana Maria Tavares, Liuba Wolf e Antônio Poteiro. Com o fechamento da instituição em 2007, o acervo foi guardado no Museu Nacional da República e posteriormente transferido, em parte, para a Residência Oficial de Águas Claras, do Governo do Distrito Federal.

Serviço

A capacidade do museu: Pilotis (140 pessoas); hall (15); observação durante a visita uso de máscara, controle de temperatura e espaçamento entre as pessoas; álcool gel disponível. Endereço: SHTN, trecho 01, projeto Orla polo 03, Lote 05, CEP: 70800-200 Brasília – DF.

Vale sua visita coloque na sua agenda e se proteja durante a visita

Plusber| Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *