O Instituto Inhotim, museu de arte contemporânea e jardim botânico de Brumadinho, dobrou o limite diário de visitantes de 500 para 1.000 desde o dia 5 desse mês. Houve mudança também no horário de funcionamento: a visita aos acervos de arte e botânica podem ser feitas de quinta a sexta, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
“A adesão do público aos protocolos estabelecidos, a grande procura de ingressos em julho e a vacinação contribuíram para adotarmos essas novas medidas”, afirma Antônio Grassi, diretor-presidente do Instituto Inhotim. Procedimentos estabelecidos no Inhotim, como o uso obrigatório de máscara, por funcionários e visitantes, displays de álcool em gel distribuídos pelo parque e distanciamento entre as mesas nos pontos de alimentação, continuam sendo seguidos sistematicamente.
Os ingressos de agosto e setembro já estão disponíveis no site, inclusive para o feriado da independência do Brasil, data essa em que o parque abrirá em horário de feriado. De 4 a 7 de setembro (de sábado a terça-feira), o Inhotim funcionará das 9h30 às 17h30.
O maior museu a céu aberto no mundo
A pouco mais de uma hora de carro de Belo Horizonte e com localização privilegiada entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, o Instituto Inhotim, com 140 hectares fundado em 2002, é o maior museu a céu aberto do mundo. São cerca de 560 obras em meio a um jardim com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de toda a parte do mundo. As obras de 60 artistas estão distribuídas por 23 galerias. Algumas exposições são temporárias (Lago, Fonte, Praça e Mata). As demais são permanentes e apresentam obras de Tunga, Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Matthew Barney, Adriana Varejão, Hélio Oiticica e Neville d’Almeida.
Além de novos artistas que sempre são convidados a desenvolverem projetos junto com a equipe de curadores, o museu também possui quatro reservas técnicas que guardam as demais obras da coleção, entre esculturas, pinturas, fotografias, vídeo-performances.
O Oitica e o Tamboril são duas opções de restaurantes para alimentação, além de um bar e uma cafeteria.
Plusber | Lazer