sábado, maio 11Conteúdo Relevante pra Você

Estátua de Borba Gato é incendiada em SP

Reprodução Youtube

Este último sábado foi marcado por diversas manifestações contra do governo Bolsonaro.

Manifestações que foram para além do limite mais uma vez, diversos atos de vandalismo foram registrados em São Paulo, prédios depredados, vias interdidatas com objetos incendiados e até monumentos históricos foram atacados.

A estátua de Borba Gato foi incendiada na capital Paulista durante os protestos que obviamente teve conflito entre manifestantes e as forças policiais.

Destruir o patrimônio público e histórico é crime, um grupo que se auto denomina como “Revolução Periférica” assumiu a autoria do ataque.

Alguns suspeitos já foram identificados pela polícia e passarão pelo processo judicial.

Manuel de Borba Gato (1649 – 1718) foi um bandeirantepaulista. Iniciou suas atividades com o sogro, Fernão Dias Paes.[1] Quando faleceu, em 1718, com 69 anos de idade, ocupava o cargo de Juiz ordinário da vila de Sabará. Ignora-se onde foi sepultado, talvez na Capela de Santo Antônio de Mouraria, demolida em 1920, ou na Capela de Santana, ambas do arraial velho de Sabará, ou ainda, segundo alguns autores, em Paraopeba onde tinha um sítio.[2] Além de descobridor de minas, foi hábil administrador no fim da vida. Atualmente, recebe a denominação histórica (Batalhão Borba Gato) de uma Organização Militar do Exército Brasileiro, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Pindamonhangaba-SP. 

Na cidade de São Paulo foi construída uma estátua em homenagem a Borba Gato. Inaugurada em 1963, na comemoração do IV Centenário de Santo Amaro, a estátua demorou seis anos para ser construída.

Foi obra do escultor Júlio Guerra, que para realizá-la utilizou trilhos de bonde para compor a estrutura de concreto, posteriormente revestida com pedras coloridas de basalto e mármore. A estátua possui dez metros de altura e pesa vinte toneladas, sendo a fase mais difícil a colocação da cabeça, que, pesando três toneladas, foi alçada por mais de dez metros de altura.

Localizada à altura 5700 da Avenida Santo Amaro, em confluência com a Avenida Adolfo Pinheiro, a estátua integra o Inventário de Obras de Arte em Logradouros Públicos da Cidade de São Paulo, mantido pelo Departamento do Patrimônio Histórico. Perto deste monumento fica a Estação Borba Gato da Linha 5-Lilás, inaugurada em 2017.

O monumento passou a ser alvo de reiterados protestos nos últimos anos devido ao papel do bandeirante, de um modo geral, na escravidão de índios e negros no Brasil no século XVIII.[4] Em setembro de 2016 a estátua de Borba Gato foi vandalizada, sendo pichada por manifestantes.

Fonte histórica: Wikipedia

Plusber | Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *