A orquídea oncidium: origens e características
Encontradas desde o México até a região sul da América do Sul, as orquídeas oncidium são pertencentes à família das orquídeas (Orchidaceae) que com suas cores intensas e vibrantes possuem também toda uma beleza muito peculiar. Aqui no Brasil são conhecidas como chuva-de-ouro e uma das principais características dessa linhagem é a presença de um calo situado na base do labelo da flor.
A família das orquídeas é divida em mais de mil gêneros e as oncidium possuem aproximadamente 600 espécies distribuídas por toda a América tropical. Suas flores podem ser amarelas, marrons, verdes, alaranjadas, brancas, róseas ou tigradas e estão entre as orquídeas mais diversificadas do mundo.
Como cuidar das orquídeas oncidium
De cultivo considerado simples, a orquídea oncidium é muito resistente. O plantio é uma das partes mais importantes na hora de cuidar dessas plantas e se isso for feito de forma errada provavelmente elas não irão resistir. Saiba mais!
Luminosidade para orquídeas oncidium
As oncidium são orquídeas que geralmente vivem penduradas em árvores; isso significa que você não pode plantá-la na terra. Os locais mais indicados para plantar a orquídea Chuva-de-ouro são: vasos (especialmente de terracota), árvores, troncos ou cascas. Para fixá-las em árvores ou em troncos deve-se observar alguns itens como: árvores e troncos devem estar livres de pragas e sua orquídea deve estar protegida da luz solar direta, mas não pode ficar sem iluminação.
A luminosidade é um fator de extrema importância em relação a orquídea chuva-de-ouro e geralmente sobre todas as outras espécies existentes. É importante observar que luminosidade não tem relação com exposição a raios solares, ou seja, o correto é que um ambiente adequado para seu desenvolvimento deve ser à meia-sombra, com muita luminosidade. Deve-se tentar ao máximo reproduzir no local de cultivo um lugar semelhante ao nativo dessas plantas, onde a luz do sol é bloqueada pelos galhos e folhas das árvores — um ambiente típico de uma floresta.
Irrigação das orquídeas oncidium
A irrigação é um ponto um tanto quanto delicado. A rega correta é primordial para que a planta não morra. Ao contrário do que muita gente pensa, as orquídeas gostam de água, porém não suportam encharcamentos ou acumulo no recipiente onde estão plantadas. Durante o seu crescimento é necessário mais água devendo diminuir a quantidade após o florescimento e crescimento da planta.
Ao realizar as regas, molhe apenas as folhas e raízes. O ideal é realizar esse procedimento de uma a duas vezes por dia observando sempre a umidade do local, devendo repetir caso o substrato esteja muito seco. Prefira regá-las na parte da manhã, ou no finalzinho da tarde. As orquídeas não gostam de passar a noite molhadas.
Aproveite as dicas e cultive uma orquídea oncidium!
Além de ser um prazer, uma terapia e um lazer, cultivar orquídeas é uma fiel e verdadeira aproximação com a natureza. Não é só a aproximação humana, mas também a proximidade do concreto das edificações dos grandes centros e toda sua imponência, com a exuberância dessas plantas que não habitam só mais nas florestas, e que de alguma maneira, seja se exibindo em um lindo jardim ou na sacada de um prédio, pedem licença e chamam atenção para os olhares admirados como se de alguma forma quisessem dizer: “cultivem-me e serão cativados”.
Fica a dica!
Plusber | Lazer