sábado, abril 20Conteúdo Relevante pra Você

Instituto Inhotim

Foto: Google

Hoje vamos voltar a falar sobre o Inhotim, que tem o maior museu a céu aberto do Brasil, esse ano o Instituto completa 15 anos de fundação.

Mais do que um museu, Inhotim é uma imersão cultural, artística, que instiga o conhecimento, atualiza o olhar e desperta as mais variadas sensações, tudo graças a possibilidade de poder interagir com algumas das 700 obras que o compõe. Por ser vasto, 140 hectares de área, o espaço abriga também bons pontos gastronômicos.

A curiosidade foi no mês passado que espalharam vários outdoors com fotos da exposição que esta em cartaz, a população passava pelas fotografias e fazia varias perguntas do que seria aquelas fotografias.

Uma delas até parecia que se mexia a medida que a pessoa andava, uma foto de uma grande caixa marrom com duas janelas, foi uma grande curiosidade até o anúncio da exposição.

Essa exposição da caixa é de Lucia Koch, que será permanente, e também tem a exposição de Rommulo Vieira Conceição, ambos expoentes da cena contemporânea. Dialogando com o tema que norteia a programação do biênio 2021-2022, batizado de Território Específico – que questiona as relações do museu com o território ao redor -, duas instalações de artistas brasileiros trazem novos ares ao local.

O artista Rommulo Vieira Conceição é o responsável pela obra O espaço físico pode ser um lugar abstrato, complexo e em construção (2021), instalada na área do Jardim Sombra e Água Fresca – o maior do museu.

Colorida, ela é formada pela justaposição de arcos, grades, paredes e outros componentes, como fragmentos de arquiteturas sacras, criando quase que um labirinto de formas que dialogam também com diversas religiões.

No chão ficam espalhadas algumas quartinhas, que são jarros presentes em rituais religiosos afro-brasileiros. Com a mistura de diferentes elementos, esta obra de grandes proporções nos passa uma ideia de convivência, ainda que talvez complicada, e uma construção conjunta da humanidade.

A artista Lucia Koch, gaúcha radicada em São Paulo, propõe um olhar interessante e questionador para os outdoors publicitários. Chamada de PROPAGANDA (2021), a obra de Lucia não se resume a uma única peça: são, na verdade, fotografias de caixas e embalagens vazias dispostas em outdoors alugados tanto na cidade de Brumadinho quanto dentro de Inhotim.

Serviço
Instituto Inhotim
Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais.
Visitação: de quinta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Ingressos: R$ 22 (meia) e R$ 44 (inteira) via Sympla – entrada gratuita na última sexta-feira de cada mês, exceto feriados, mediante retirada prévia através do Sympla.

Plusber| Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *