Os impactos da CPI da COVID na economia e na Bolsa já são vistos por alguns especialistas.
Alguns destes economistas enxergam que a CPI pode bagunçar ainda mais os diálogos sobre o Orçamento de 2021 e fazer com que a pauta econômica do governo perca força, com o travamento das reformas.
A instalação e a configuração da CPI ainda está sendo discutida, quais direções ela teria, se ação composta de forma majoritária por membros da base do governo, ou se a investigação alcançará também governadores e prefeitos na pandemia.
Há ainda a possibilidade de que 2 formatos sejam considerados, um mais restrito focado apenas no governo federal, outro em governadores e prefeitos.
O áudio que o senador Jorge Kajuru divulgou no domingo (11), mostrou que além de ter demonstrado receio de um “relatório sacana” na CPI e pressionado o senador pela abertura de impeachment de ministros do STF, o presidente Jair Bolsonaro também pediu que estados e municípios fossem incluídos na CPI.
Essa movimentação visa fazer com que congressistas retirem assinaturas do pedido de abertura da CPI, uma vez que os senadores são ligados a governadores e prefeitos nos seus ambientes eleitorais.
Sergio Vale, sócio e economista chefe MB Associados, afirma que a CPI mesmo sem aprovação já enfraquece o governo.
“É um cojunto muito grande de más notícias. Mesmo os bons resultados do infraweek da semana passada não conseguiram surtir um efeito de reversão na piora do governo” disse ele.
Plusber | Economia