quarta-feira, outubro 16Conteúdo Relevante pra Você

Sommelier de Cachaça: o profissional da pinga

A partir de 2022 o governo federal passará a reconhecer o sommelier de cachaça ou cachacier como profissão. Trata-se de uma pessoa qualificada que sabe todos os detalhes desde o processo de produção da cachaça até a parte da venda final do produtor.

O sommelier sabe sobre as diferenças de madeiras dos tonéis de armazenamento, sobre os melhores métodos de envelhecimento e sendo assim, pode dar as devidas orientações a seus clientes desde o início do processo de fabricação. Esse profissional entende e dá dicas sobre harmonização: combinação de pratos com a cachaça mais adequada e a definição da carta da bebida com suas variáveis para ajudar o cliente.

Minas Gerais é um dos maiores produtores de cachaça do mundo, e o primeiro produtor nacional de cachaça artesanal com quase 50% da produção. São 8.466 alambiques e uma produção de cachaça que alcança 230 milhões de litros por ano. A atividade movimenta R$1,3 bilhão só com o mercado interno, gerando cerca de 240 mil empregos – segundo dados da secretaria de agricultura de Minas Gerais.

Para quem deseja se embrenhar nesse universo alcoólico – sempre proibido para menores de 18 anos – já existem alguns cursos disponíveis nesse mercado cada vez mais promissor; basta fazer uma breve pesquisa no google e escolher a opção mais adequada ao seu bolso. Segue abaixo alguns tópicos que são bem comuns a todos os cursos:

  • Processo de produção e armazenamento
  • Harmonização com gastronomia
  • Drinks com cachaça
  • Concursos
  • Roda de Aromas
  • Carta de cachaça

Quem diria que um dia aquele apreciador da “marvada pinga” sempre apelidado pelos amigos de “pinguço” poderia se tornar um reconhecido e respeitado sommelier de cachaça, hem? Então agora é só “jogar uma pro santo” e se especializar!

Plusber | Lazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *