quarta-feira, outubro 16Conteúdo Relevante pra Você

Estado “quebrou” diz Guedes sobre demanda crescente na saúde

Palácio do Planalto from Brasilia, Brasil, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

Em reunião do Conselho de Saúde Complementar, o ministro fez esta declaração e ainda citou transferência de recursos para a população poder escolher onde prefere buscar atendimento.

Nesta terça feira (27) o ministro Paulo Guedes, afirmou que o estado “quebrou” e que por falta recursos no setor público, a crescente demanda na saúde não terá possibilidades de atendimento.

“O Estado quebrou”,  “Todo mundo vai procurar serviço público, e não há capacidade instalada no setor público para isso. Vai ser impossível”, disse o ministro.

Guedes ainda afirma que não foi a pandemia que reduziu a capacidade de atendimento no sistema público, mas o “avanço da medician” e o “direito à vida”.

“Todo mundo quer viver 100 anos, 120, 130 [anos]” disse ele.

“não há capacidade de investimento para que o estado consiga acompanhar” a busca por atendimento médico crescente.

O ministro da economia, ainda afirmou que o poder público do Brasil gasta muito, é duramente afetado por corrupção e não sabe gerir o dinheiro público.

Guedes ainda prevê, que no futuro o setor privado vai responder pela maior parte do atendimento na área da saúde no país.

Ainda durante a reunião Paulo Guedes chegou a falar sobre a possibilidade da criação de “vouchers” (vales), financiados pelo governo federal à população, para que o povo receba atendimento de saúde na rede privada.

“Você é pobre, você tá doente, tá aqui seu ‘voucher’. Vai no [hospital Albert] Einsten, se você quiser. Vai aonde você quiser, tá aqui o ‘voucher’. Se quiser, você vai no SUS”, disse Guedes.

Plusber | Economia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *