No último domingo (15) militantes do grupo Talibã assumiram o controle de Cabul, capital do Afeganistão e consolidaram a ofensiva do grupo radical contra o governo local, que fez com que o presidente Ashraf Ghani deixasse o país, ainda não se sabe para onde ele foi.
O Talibã participou de negociações com o governo de Cabul ainda no domingo, para decidir com quem ficará o domínio total do país, em vídeo o presidente do Alto Conselho para Reconciliação Nacional, Abdullah Abdullah afirmou que Ghani deixou o país e já se referiu a ele como ex-presidente.
Ghani, que é um acadêmico e economista, está na presidência do Afeganistão desde 2014, em setembro de 2019 ele foi reeleito mas só tomou posse em março de 2020 após um demorado processo, cidadão norte – americado Ashraf abriu mão do passaporte para concorrer à presidência afegã em 2009.
Após semanas de tensão e conflitos, opiniões se dividem no país sobre avanço dos militantes Talibãs, alguns dizem que a vida começa a voltar ao normal, outros dizem que muitas pessoas estão com muito medo e já se preocupam com o futuro do país, que agora deve ficar sobre forte domínio dos radicais, já que mais da metade do país já está sob controle Talibã.
Na noite deste domingo (15) muitas pessoas invadiram a pista do aeroporto de Cabul, em uma tentativa desesperada de encontrar um voo para deixar o Afeganistão.
Circula nas redes sociais, imagens que mostram pessoas desesperadas no aeroporto, tentando fugir, é possível ver grandes aglomerações na pista e nas regiões de embarque e desembarque, também é possível ver que veículos do exército tentam proteger as aeronaves durante o tumulto.
Essas pessoas também buscam proteção, nas tropas americanas e da Grã Bretanha que fazem a proteção de estrangeiros do corpo diplomático pertencentes a diversos países refugiados no aeroporto internacional de Cabul.
Plusber | Mundo