É possível declarar filho e/ou enteado como dependente até os 21 anos de idade, segundo as regras de Imposto de Renda. Esse prazo se estende até os 24 anos, caso ele ainda esteja cursando o ensino superior ou escola técnica. Se o seu filho completou 22 anos (ou 25, mas está no ensino técnico ou superior) em 2020, você ainda pode colocá-lo como dependente no IR 2021.
Também é considerado dependente se seu filho completou 25 anos em algum mês de 2020 cursando faculdade ou curso técnico. Incluindo as informações de todo o anos, e não somente até o seu aniversário, é possível ainda declará-lo.
Desta forma, você poderá deduzir o plano de saúde dele. Quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho, o filho ou enteado pode ser declarado como dependente em qualquer idade.
As deduções permitidas por lei são:
- Dedução anual por dependente de R$ 2.275,08;
- Despesas com educação de até R$ 3.561,50 por pessoa (contribuinte, dependente ou alimentando) no ano;
- Despesas médicas, sem limite de valor.
Como declarar o plano de saúde?
Ultilize a opção “26 – Planos de Saúde no Brasil” na ficha “Pagamentos Efetuados para se caso você é quem paga o plano de saúde do seu filho.
Rendimentos do filho precisam ser informados
Ao declarar o seu filho dependente, você deve informar os eventuais rendimentos recebidos por ele, como salário ou pensão alimentícia. A ausência dessa informação pode levar a sua declaração para a malha fina.
Guarde todos os documentos utilizados no preenchimento da declaração de Imposto de Renda por menos de cinco anos.
por Ramon Peinado