domingo, novembro 24Conteúdo Relevante pra Você

Patrimônios Culturais do Brasil

Foto: Google

Hoje vamos falar sobre os principais Patrimônios Culturais da Humanidade do Brasil, na lista temos cidades, centros históricos. A UNESCO tem o objetivo de fazer o reconhecimento é preservar a história, a identidade e a cultura do país.

As cidades de Minas Gerais tem vários na lista, um total de 4 contempladas como Patrimônios do Brasil. São paisagens e cidades para você visitar, quando poder conheça de perto.

Lembrando sempre mantenha distanciamento social e se proteja.

Centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais

Foi o primeiro que recebeu o título entre os outros 12 Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil. Ouro Preto foi o palco inaugural da corrida do ouro nos anos áureos da mineração no país, no século XVIII, e da Inconfidência Mineira.

Centro Histórico de Olinda, Pernambuco

Construída em 1535 pelos portugueses, Olinda ganhou destaque nacional no período de exploração de açúcar. Suas ruelas, repletas de casinhas com fachadas coloridas encantam os viajantes. Jardins, 20 igrejas barrocas, conventos e inúmeras capelas também contribuem para o charme particular de Olinda.

Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

As Ruínas de São Miguel da Missões ficam quase na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e são heranças deixadas pelas missões jesuítas, no século 17. As ruínas impressionam e revelam capítulos da história do território que antes era habitado pelos índios guaranis.

Centro Histórico de Salvador, Bahia

Os prédios coloridos do centro histórico da primeira capital do Brasil foram tomadas como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985. O Pelourinho, famoso ponto turístico da cidade, preserva importantes traços da arquitetura portuguesa. O centro da cidade é formado basicamente por construções dos séculos XVI e XIX.

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Minas Gerais

O Santuário, situado em Congonhas do Campo, foi ratificado em 1985 como um dos Patrimônios Culturais da Humanidade. A edificação foi erguida na segunda metade do século XVIII e conta com um interior inspirado no estilo rococó italiano.

Brasília, Distrito Federal

A construção de Brasília foi um marco na história do planejamento urbano. Em 1956, a capital foi criada no centro do país por nada menos que o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer.

Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí

Fica localizado na cidade de São Raimundo Nonato, tem um o maior número de sítios arqueológicos descobertos no Brasil, em meio a um conjunto de chapadas e vales. Os sítios revelam pinturas e gravuras rupestres, além de outros importantes vestígios do modo de vida pré-histórico.

Centro Histórico de São Luís, Maranhão

A capital maranhense foi fundada pelos franceses e ocupada pelos holandeses antes do domínio português. São Luís preserva boa parte de seu planejamento original, com um conjunto arquitetônico excepcional, apesar de alguns edifícios terem sofrido com as degradações do tempo e de vandalismo.

Centro Histórico de Diamantina, Minas Gerais

A cidade mineira está entre os Patrimônios Culturais da Humanidade desde 1999. Diamantina foi construída no século 18 e, hoje, é considerada uma das cidades históricas mais peculiares do Brasil. Isso porque a cidade foi edificada em montanhas rochosas que estavam repletas de diamantes, o que, na época, atraiu a atenção de garimpeiros.

Centro Histórico da Cidade de Goiás, Goiás

A Cidade de Goiás ou Velho Goiás, como era conhecida, testemunhou a ocupação e colonização do Brasil no centro-oeste ao longo dos séculos XVIII e XIX. Apesar de não ser muito citado na história, o município foi a primeira capital do estado goiano, graças a farta quantidade de ouro que ali existia.

Praça de São Francisco, Sergipe

O local reúne um conjunto de importantes monumentos a céu aberto. A praça é cercada por antigas construções datadas dos séculos XVIII e XIX, como a Igreja e o Convento de São Francisco, a Igreja e a Santa Casa de Misericórdia, e o Palácio Provincial.

Rio de Janeiro

Em 2012, a Unesco tombou as paisagens cariocas formadas entre o mar e as montanhas.  Uma cidade inteira reconhecida como patrimônio mundial. Na lista, estão incluídos monumentos como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e a praia de Copacabana.

Conjunto Moderno da Pampulha, Minas Gerais

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi criado em 1940, em Belo Horizonte, fruto de um projeto ambicioso do arquiteto Oscar Niemeyer e do paisagista Roberto Burle Marx, em colaboração com outros artistas, entre eles, o pintor Cândido Portinari.

Plusber| Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *