segunda-feira, novembro 18Conteúdo Relevante pra Você

Museu da Língua Portuguesa aberto de novo

Foto: Google

Olha que notícia boa o Museu da Língua Portuguesa está aberto de novo, depois de cinco anos de intensos trabalhos de reconstrução e reimplantação, com tecnologia e exposições renovadas.

O fechamento, no final de 2015, foi causado por um triste incêndio que destruiu o Museu. Uma aliança entre o poder público e a iniciativa privada, no entanto, possibilitou o rápido início da obra, que em julho de 2021 foi entregue à população.

História

Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo.

O museu abriu ao público pela primeira vez em 2006, tendo escolhido como casa a cidade de São Paulo, que abriga a maior população de falantes da língua portuguesa em todo o mundo.

A Estação da Luz foi um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao país e, até hoje, é um espaço dinâmico de contato e convivência entre várias culturas e classes sociais, abrigando sotaques vindos de todas as partes do Brasil.

Em seus primeiros 10 anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa recebeu 3.931.040 visitantes, que puderam se conectar de forma lúdica e emocionante às suas origens do idioma, sua história, suas influências e as formas que ele assume no cotidiano da população.

Por ter como tema um patrimônio imaterial, o Museu faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.

Acessibilidade

O Museu da Língua Portuguesa é acessível para todos os públicos. Contando com rampas, pisos podotáteis, banheiros adaptados, recursos de acessibilidade no espaço expositivo e equipes treinadas para receber todos os visitantes.

App do museu da Língua Portuguesa
Acesse pelo celular para uma visita com mais recursos de acessibilidade. Não precisa baixar nada. Entre no site do Museu e clique no link para acessar o app.

No app, você encontra:

-Mapas do museu

-Conteúdos em Libras

-Audioguia em português, inglês e espanhol

Exposições

Em sua exposição de longa duração, o Museu terá experiências inéditas e outras anteriormente existentes, que marcaram o público em seus 10 anos de funcionamento (2006-2015).

Entre as novas instalações estão “Línguas do Mundo”, que destaca 23 das mais de 7 mil línguas faladas hoje no mundo; “Falares”, que traz os diferentes sotaques e expressões do idioma no Brasil; e “Nós da Língua Portuguesa”, que apresenta a língua portuguesa no mundo, com os laços, embaraços e a diversidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Continuam no acervo as principais experiências, como a instalação “Palavras Cruzadas”, que mostra as línguas que influenciaram o português no Brasil; e a “Praça da Língua”, espécie de ‘planetário do idioma’ que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e luz.

Serviço

Horários

De terça a domingo.
Das 9h às 16h30 (permanência permitida até 18h).
Entrada mediante compra ou emissão antecipada de ingressos.

Ingressos

Inteira – R$ 20,00
Meia-entrada – R$ 10,00
Grátis aos sábados*
Crianças até 7 anos não pagam*.

* A emissão antecipada de ingresso é obrigatória mesmo para quem tem direito a gratuidade.

Compra: Site Sympla

Gostou da dica??  Aproveite para visitar com todos os cuidados!!

Plusber| Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *