Para quem não viu; Na luta o ex-campeão do UFC conseguiu encaixar um triângulo por baixo e afirma ter sentido tapas de desistência vindos do adversário. O árbitro do confronto, Keith Peterson, não interrompeu a disputa e Renan (Problema), por sua vez, conseguiu se livrar da posição e passou a desferir fortes golpes de cima para baixo no rosto de Fabrício Werdum. Na sequência, o arbitro parou o duelo, decretando, o nocaute em favor do Renan.
Inicialmente, por ter conquistado um desfecho na via rápida logo no primeiro round, Renan havia conquistado seis pontos, de acordo com as regras da PFL. O atleta, então, iniciaria o torneio com certa vantagem sobre outros oponentes.
Quatro dias depois da luta entre Werdum e Renan, a Comissão Atlética de Nova Jersey decidiu alterar o desfecho. Após confusão da suposta desistência , não considerada pelo árbitro. A entidade optou por alterar o resultado e o confronto foi definido como ‘no contest’.
Agora, cada lutador receberá um ponto. Assim, os combatentes precisariam vencer o próximo compromisso para seguir ‘vivos’ no torneio dos pesados.
Após conseguir reverter o resultado da luta, Fabricio Werdum se manifestou sobre a decisão;
“Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer à comissão atlética de Nova Jersey: Sr. Nick Lembo e Sr. Larry Hazzard pelo trabalho ágil e eficaz reunindo todas as evidências necessárias para avaliar a situação. Gostaria de agradecer a todos os especialistas que ajudaram na análise da situação e também ao Sr. Juiz Keith Peterson pela cooperação e honestidade comentando o fato ocorrido. Agradecer também a PFL que forneceu todo o material necessário á comissão. Enfim, a justiça foi feita!”, escreveu Werdum em seu ‘Instagram‘.
Com a estreia polêmica na nova organização, Werdum agora possui um cartel de 24 vitórias, nove derrotas e um ‘no contest‘. O veterano marcou um ponto no torneio dos pesados da temporada 2021 e terá que vencer o seu próximo combate para ter chances de classificação para os playoffs.