Na última terça feira (13), aconteceu uma sessão pública de recebimento de propostas técnicas para avanço das obras do metrô que ligará a cidade de Guarulhos a capital.
O Metrô irá analisar os documentos apresentados e marcará na sequência a data para entrega das propostas financeiras.
A licitação que foi lançada de forma original em Fevereiro de 2020, prevê a produção básica do projeto da Linha 19 Celeste. Após diversos atrasos a licitação enfim avançou.
O objetivo é reunir o menor preço e uma boa pontuação técnica, isto posto após o SINAENCO – Sindicato que reúne empresas de engenharia e projetos reclamar que o Metrô pretendia selecionar o vencedor da licitação apenas pelo quesito de valor financeiro mais baixo.
Por isso, nesta primeira fase foram entregues apenas as propostas técnicas que o Metrô analisará nas próximas semanas.
Só a partir daí a companhia irá agendar a data da etapa seguinte, onde serão entregues as propostas de valor pelos consórcios que pleiteam o serviço.
A data para essa segunda fase ainda não foi divulgada, veja abaixo a lista dos consórcios que apresentaram propostas para o projeto:
- MNEPIE (Maubertec Tecnologia em Engenharia, Nova Engevix Engenharia e Projetos, Pólux Engenharia, Intertechne Consultores e EGT Engenharia) – 266 folhas;
- Linha 19 Celeste (Promon Engenharia, Copem Engenharia, Tekhnites Consultores Associados, SMZ Consultoria em Automação e Controle, JBM Arquitetura e Urbanismo, Tetraarq Arquitetura e Projetos, Themag Engenharia e Gerenciamento e Núcleo Engenharia e Instrumentação) – 1.365 folhas;
- Sener Setepla – Future ATP – EGIS (Sener Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas, Future ATP Serviços de Engenharia Consultiva e EGIS Engenharia e Consultoria) – 1.530 folhas;
- Systra EBEI Fernandes (Systra Engenharia e Consultoria, Empresa Brasileira de Engenharia e Infraestrutura e Fernandes Arquitetos Associados) 1.539 folhas;
- Linha Celeste (SETEC Hidrobrasileira Obras e Projetos, Quanta Consultoria, Controltec Gerenciamento de Obras, Reconvert Planejamento e Projetos e SMC Serviços Metroviários) – 1.372 folhas.
A Linha 19 Celeste, fará a ligação do Bosque Maia em Guarulhos, à estação Anhangabaú, no centro da capital, onde será possível fazer a conexão com a Linha 3 – Vermelha.
Está previsto uma frota com 31 trens que circularão com intervalo de 1 minuto e 45 segundos, podendo transportar 621 mil passageiros conforme estima a companhia do metrô.
Plusber | Perto de Você