A ANAC (Agência Nacional de Aviação) irá realizar na próxima quarta feira (07/04), a partir das 10h, a 6ª rodada de concessão de aeroportos, com leilão.
22 Aeroportos serão ofertados em 3 blocos.
A pandemia fez com que os números de oferta de ativos aeroportuários caísse no mundo todo, desta forma o programa de concessão do governo brasileiro se apresenta como uma oportunidade para investidores.
Por um período de 30 anos, os 22 aeroportos serão concedidos à iniciativa privada.
Os 3 blocos de aeroportos processam em torno de 11% do tráfego total de passageiros do país, um equivalente a 24 milhões de passageiros por ano. (Dados de 2019).
Em 2011 e 2019 o programa de concessão aeroportuária no Brasil concedeu o equivalente a 67% do tráfego nacional à iniciativa privada.
A separação em blocos, está relacionada a localização geográfica dos aeroportos, os ativos foram agrupados da seguinte forma:
Blocos: Sul, Central e Norte
E abrangem, 12 estados, sendo eles: Acre, Amazonas, Goiás, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.
O leilão da 6ª rodada de concessão de aeroportos será realizado na B3, em São Paulo, e terá transmissão pelo canal oficial da ANAC no YouTube (www.youtube.com/oficial_anac).
Plusber | Economia