sexta-feira, outubro 18Conteúdo Relevante pra Você

FGV promove evento que discute como o agravamento da pandemia afeta a retomada da economia

Andrea Piacquadio no Pexels

Pesquisadores do IBGE/FGV identificam que a limitação da retomada econômica causada pelo agravamento da pandemia levará a uma queda de 0,5% no PIB dos 3 primeiros meses de 2021.

———-

O ritmo econômico no Brasil finalizou 2020 de forma mais acelerada, em relação a todos os outros meses dentro do que os analistas esperavam, porém já neste começo de 2021 os números não são animadores, com o agravamento da pandemia os indicadores mostram uma nova limitação na retomada do crescimento no Brasil.

Mesmo depois de um crescimento ponderado nos 2 últimos trimestres  o valor ganho neste período terá forte retração no final deste primeiro trimestre de 2021, conforme apontam os especialistas.

O agravamento da pandemia, as ações de restrições e o fim do auxílio emergencial pago pelo governo colocam o cenário econômico no país em estado de alerta e grandes incertezas em relação a retomada dos resultados econômicos.

Toda essa situação será discutida no 1º Seminário de Análise Conjuntural de 2021, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), na próxima semana, na segunda feira (8).

O evento será online, em parceria com o jornal Estadão.

Para os pesquisadores da FGV, a limitação na retomada econômica ocasionará uma perda de 0,5% no PIB já no primeiro trimestre, em comparação ao quarto trimestre de 2020.

Outros problemas que atrapalham a retomada são: A lentidão na vacinação, os desequilíbrios fiscais que limitam a transferência de renda em relação ao volume de 2020, e a normalização de política financeira, ou seja o ajuste na elevação da taxa básica de juros (Selic, hoje em 2,0% ao ano), após atingir as mínimas históricas por causa da crise.

Plusber | Economia

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *