domingo, novembro 17Conteúdo Relevante pra Você

Espaços culturais abertos no Rio de Janeiro

Fonte: Google

Continuando a nossa série os espaços cultuais abertos hoje tem as programações no Rio de Janeiro.

A cidade conta com diversos centros culturais, teatros e casas de cultura, além de espaços culturais o decreto vigente da Prefeitura do Rio permite eventos para até 500 pessoas ao ar livre e a entrada em locais de uso coletivo — como cinemas, museus e parques — com a apresentação do passaporte de vacinação. Protocolos básicos, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento social também estão mantidos.

Vamos colocar os principais locais.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico funciona segunda-feira, das 12h às 17h, e de terça a domingo, das 8h às 17h. O acesso é pela Rua Jardim Botânico, 1008, pelo bicicletário ou pelo estacionamento exclusivo, que tem quatro vagas para pessoas com deficiência, com veículo adesivado.

É permitida entrada de carros para embarque e desembarque de pessoas com dificuldades de locomoção (deficientes, idosos, grávidas). Não há estacionamento para visitantes no Jardim Botânico.

É necessário apresentar comprovante de residência e identificação com foto na bilheteria para a compra de ingressos.

Centro Cultural Banco do Brasil

Para entrada no prédio do CCBB é necessário agendamento pelo site Eventim. O acesso fica na Avenida Presidente Vargas e Rua Primeiro de Março, e a saída pela Avenida Presidente Vargas.

O centro cultural fica aberto domingo, segunda e quarta, das 9h às 19h, e quinta, sexta e sábado, das 9h às 20h. O visitante poderá permanecer no CCBB por uma hora e meia, a partir do horário de agendamento do ingresso.

Exposição:

Apartamento S (06/10 a 12/12)

A Instalação individual da artista Marina Saleme retrata o olhar da artista sobre a foto de uma mulher “debruçada sobre si mesmo”. O projeto é composto por mais de 1.000 obras entre desenhos, minúsculas pinturas e colagens. Tadeu Chiarelli, historiador de arte e curador, que assina o ensaio crítico da mostra, afirma que a artista desenvolveu nesta produção uma filosofia da espera e da solidão.

Horários: Domingo, segunda e quarta de 09h às 19

Quinta, sexta e sábado de 09h às 20h

Brasilidade- Pós Modernismo

A exposição celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 por meio de traços, remanescências e conquistas para chegarmos à essência da arte contemporânea brasileira apresentada nesta mostra com 51 artistas de diversas gerações, procedências geográficas e etnias. Com curadoria de Tereza de Arruda, a exposição não é idealizada com o olhar histórico, mas focada na atualidade.

Dividida em seis núcleos, aborda temas relevantes à Brasilidade como Liberdade, Identidade, Natureza, Futuro, Estética e Poesia.

Entrada franca

Horários: Domingo, segunda e quarta (das 09h às 19h)

Quinta, sexta e sábado (das 09h às 20h)

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã fica localizado na Praça Mauá, n° 1, no Centro da cidade. O local funciona de quinta a domingo, das 10h às 17h, com última entrada às 16h.

Para evitar aglomerações, os ingressos são vendidos apenas pelo site. As gratuidades também devem ser retiradas on-line.

Exposição:

Experiência: Futuros Urbanos

A exposição Futuros Urbanos promove uma experiência que propõe, de forma lúdica, reflexões acerca do desenvolvimento das metrópoles.Ao longo da projeção, que dura aproximadamente sete minutos, os visitantes acompanharão quatro personagens em sua jornada por vários cenários possíveis para o futuro.

Como será a vida nas grandes cidades se os problemas atuais, relativos a moradia, mobilidade urbana e injustiça social apenas se agravarem ao longo das próximas décadas? Que medidas precisam ser implementadas para que possamos dispor de ambientes cada vez mais sustentáveis, acessíveis e justos para todos, além de mais resilientes frente aos desafios que advêm da crise climática? Essas são algumas das questões que guiam a narrativa a exposição.

Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio (MAR) está aberto para visitação de quinta-feira a domingo, com visitas ao pavilhão de exposições das 11h às 18h – última entrada até 17h15. O museu fica na Praça Mauá, no Centro do Rio.

A compra de ingressos pode ser feita na bilheteria ou nos totens nos pilotis do museu, das 10h30 às 17h, ou pelo site. Não há venda de ingressos com pagamento em dinheiro.

Exposição: Imagens que não se conformam

A exposição Imagens que não se conformam propõe diálogos contemporâneos sobre a história do Brasil a partir da coleção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

Acreditando que a arte interroga a história, o MAR e o IHGB se juntam para pensar a construção do Brasil, contribuindo para pensar historicamente o presente.

Boa visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *