sábado, setembro 14Conteúdo Relevante pra Você

Desenvolvimento Sustentável é idéia de projeto para escolas da próxima década

Andrea Piacquadio no Pexels

Um projeto voltado à educação, que visa desenvolver e facilitar boas práticas em educação de crianças e jovem em dez países, a maioria deles do sul do planeta, com participação de países como Afeganistão, índia, Paquistão, Portugal, Quênia, Quirquistão , Taiquistão, Tanzânia e Uganda, além do Brasil, está movimentando a comunidade acadêmica no norte do país.

O Chamado Escola2030, prevê práticas educativas ao alcance de todos, com colégios sem carteiras e fileiras, onde os alunos se reúnem em mesas redondas com grupos de até 6 crianças.

De maneira que os alunos conseguem trabalhar de forma coletiva, em atividades de estudos que eles mesmo ajudaram a construir, interagindo com temas que eles tem vontade de aprender.

Em um sistema de avaliação, que não considera médias e reprovação, mas a autoavaliação, onde cada aluno analisa o próprio desempenho e da si mesmo(a) uma nota, que é discutida com os demais alunos e professores, em um conselho escolar que faz a validação da nota.

Além disso o modelo ainda considera, um tutor para cada criança, que faz o acompanhamento escolar dela, garantindo a assistência customizada e contato aproximado, de maneira que as necessidades e dificuldades de cada aluno fiquem mais evidentes e possam ser supridas.

Com nota 7,5 no índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019, esta é uma das melhores escolas da cidade.

A escola que fica em São Geraldo, bairro pobre de Manaus (AM), a escola municipal Professor Waldir Garcia oferece ensino fundamental 1 (primeira a quinta série), a mais de 200 crianlas, inclusive portadoras de necessidades especiais e vindas de famílias refugiadas da vizinha Venezuela e do Haiti.

Com duração prevista para 10 anos de 2020 a 2030, a idéia do projeto é conectar 100 escolas em cada país. Mil ao todo, envolvendo 50 mil professores e meio milhão de estudantes pelo mundo.

O Escolas2030 tem como objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pelas nações unidas em 2015, que substituição aos Objetivos do Milênio, estabelecem metas para reduzir o número de desigualdade no mundo até 2030.

Plusber | Eudcação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *