O presidente Jair Bolsonaro, pediu o cargo ao ministro da defesa Fernando Azevedo e Silva, que deixa o ministério fazendo afirmações de lealdade ao presidente.
As primeiras explicações sob o que motivou a saída do ministro não foram expostas, porém os rumores dos bastidores dão uma indicativa do que pode ter acontecido
Em nota o ex-ministro agradeceu o presidente: “…agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos…” e afirmou que “…nesse período preservei as forças armadas como instituições de estado…”
Uma possível troca no comando do exército pode ter sido o principal motivo para a demissão do ministro, o presidente Bolsonaro já vinha cobrando mais manifestações públicas das forças armadas em apoio ao governo, porém Edson Pujol, o atual comandante nunca aceitou.
O ministro Fernando Azevedo e Silva foi um dos primeiros ministros a serem escolhidos por Bolsonaro, ainda enquanto a transição de governo acontecia após as eleições em 2018.
Projetos como a reformulação da carreira militar e regras diferentes para aposentadoria na reforma da previdência fizeram parte da gestão de Azevedo.
Plusber | Política