A CPI da Covid19 vai ouvir na próxima quarta feira (23), o sócio da empresa produtora da COVAXIN, o foco dos senadores será tentar entender como o governo federal gastou mais de 1 bilhão de reais na compra de 20 milhões de unidades da vacina de origem indiana, que ainda não possui autorização da ANVISA no Brasil.
A falta de registro foi inclusive um dos motivos que impediram a Pfizer de fechar contrato ainda em 2020, cada dose da COVAXIN, custou cerca de 15$ USD, 50% acima do valor da vacina da Pfizer.
Outro alvo da investigação, será o detalhamento do suposto “gabinete pralelo” que tinha objetivo de aconselhar o presidente Jair Bolsonaro nas tomadas de decisão relacionadas a covid19. O deputado Osmar Terra que é suspeito de compor o grupo, depõe hoje terça feira (22) na comissão.
A Associação Brasileira de Imprensa – ABI disse que o comportamento do presidente está se tornando perigoso e que segundo a associação “pouco falta para que ele agrida fisicamente algum jornalista”.
Na próxima quinta feira o assessor internacional do planalto Filipe Martins irá depor na CPI, ele também é apontado como conselheiro paralelo do presidente, assim como o empresário Carlos Wizard, que também falará na comissão na próxima semana.
Plusber | Política