Rápidas e continuas mudanças desde de 2001 faz com que a sociedade sofra constantes alterações, tanto nos modos de comportamento como na comunicação.
Com a expansão das tecnologias possibilitando acesso cada vez mais rápido a informação, a comunicação em massa ganhou nova dimensão e perspectiva.
O que antes era feito apenas por jornais impressos hoje ganha audiência em novos e variados formatos.
O jornalismo então ganhou novas estruturas e velocidade e este é apenas um segmento afetado pela tecnologia.
Madalena Feliciano, que é gestora de carreiras afirma que “…com o advento das tecnologias, o mundo todo foi alvo de transformações. E, no que se refere ao mercado de trabalho, não foi diferente”.
Em 2021, muito mais que as televisões tem interferência do digital 24h.
Seja pelos smartphones, relógios, computadores, tablets e entre outros aparelhos, a sociedade está totalmente abraçada e envolvida pela tecnologia nos dias atuais.
No mercado de trabalho, a tecnologia revelou novas qualificações e exigências para atuação:
“Na contratação, muito mais do que antes, é necessário que o candidato esteja familiarizado com as atuais tecnologias e, além disso, que esteja pronto para novas mudanças, já que elas ocorrem mais rapidamente”, explica a gestora.
Madalena explica que o digital afeta o mercado de trabalho de forma positiva e negativa: “Para o colaborador que se adaptou bem às mudanças desse novo século, o mercado de trabalho está de portas abertas; todavia, para quem ainda não se adequou, é preciso começar os novos modos operantes de produção”.
Em um mercado duramente afetado pela pandemia, com questões de isolamento e distanciamento social, as tecnologias se tornaram essenciais para a continuidade das operações e vida de diversas empresas.
Assim, é importante que, independente da idade, o funcionário esteja apto a realizar algumas atividades com aparelhos digitais e outras ferramentas do mundo moderno.
Para a especialista, “o mercado de trabalho hoje é digital. Isso não significa, entretanto, que não se necessite mais de pessoas para trabalhar. Muito pelo contrário, com essa nova tendência, empregados precisam estar presentes do mesmo modo ou até mesmo com uma presença ainda maior, todavia, com atribuições diferentes”.
Plusber | Tecnologia