quinta-feira, novembro 21Conteúdo Relevante pra Você

Dia Nacional do Patrimônio Cultural

Fonte: Governo Federal ( IPHAN)

Comemorado em 17 de agosto, é também uma homenagem ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, historiador, jornalista e advogado.

Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1898, Doutor Rodrigo, como era chamado, dedicou-se à preservação do Patrimônio Cultural do país. Foi o primeiro presidente do Iphan e um dos principais responsáveis por sua criação, no ano de 1937.

Foi contemporâneo de grandes nomes da arte e cultura brasileira, tais como Cândido Portinari, Manuel Bandeira e Mário de Andrade. Trabalhou como redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, no Ministério da Educação e Saúde Pública, criado em 1930, no governo de Getúlio Vargas.

Na gestão de Gustavo Capanema, no mesmo ministério (1934-1945), integrou o grupo de artistas e intelectuais modernistas, tornando-se o principal responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural do Brasil, o que culminou com a criação do Iphan. Rodrigo Melo Franco de Andrade faleceu no Rio de Janeiro, em 1969.

O Iphan é uma das instituições mais antigas do país e a primeira voltada ao trabalho de preservação do Patrimônio Cultural na América Latina. Sua atuação resultou em conquistas importantes, como a criação de uma política dedicada ao Patrimônio Cultural Imaterial, que busca identificar, reconhecer, salvaguardar e promover os bens culturais imateriais brasileiros há mais de 20 anos.

O Iphan já tombou 16 mil edifícios, 50 centros urbanos e 5 mil sítios arqueológicos brasileiros. Dono de um acervo monumental, o instituto tem mais de 1 milhão de objetos catalogados, entre livros, arquivos, registros fotográficos e audiovisuais.

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o Iphan distribui gratuitamente publicações sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro. No Distrito Federal, os interessados podem retirar os títulos na sede do Iphan em Brasília, no período de 17 a 31 de agosto, das 13h às 17h.

Os moradores de outros estados podem solicitar as publicações pelo e-mail publicacoes@iphan.gov.br, informando nome completo, profissão e CEP. Os pedidos podem ser feitos também entre os dias 17 e 31 de agosto e será cobrado apenas o valor do frete. Confira a lista de títulos disponíveis.

Também no Distrito Federal, acontecem as Jornadas do Patrimônio do Distrito Federal, entre 17 de agosto a 02 de setembro. Organizado em parceria com instituições do governo distrital, o evento é voltado para difusão de temas relacionados ao Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial.

Em Pernambuco, o Iphan-PE realiza, nesta quarta (18), a live O lugar dos Centros de Referência na Salvaguarda do Patrimônio Imaterial. O evento tem início às 16h e será transmitido pelo canal do Iphan no YouTube.

A live faz parte da programação da 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE). Confira a programação completa.

A Superintendência do Instituto em Goiás lança o Circuito Literário Iphan Goiás nos Municípios. A ação é realizada em parceria com o Governo do Estado e irá doar obras referentes ao Patrimônio Cultural às bibliotecas dos 246 municípios goianos. Ao todo, serão doadas cerca de nove mil livros.

Já no Maranhão é realizada a primeira edição do Cine Patrimônio, que oferece sessão de cinema gratuito à população. A exibição será realizada  na Praça da Flor, no Desterro, nesta terça-feira (17), a partir das 18h30.  O evento é promovido pela prefeitura de São Luís (MA) e conta com o apoio do Iphan-MA.

Ainda nesta terça, o Iphan-AL participa da II Semana de Habilitação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-AL). O superintendente substituto do Instituto no estado participa às 19h da live Patrimônio em processo: diversidade cultural, turismo e sustentabilidade.

Plusber| Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *