quinta-feira, novembro 21Conteúdo Relevante pra Você

Dia Nacional das Artes

Foto: Google

O Dia Nacional das Artes, 12 de agosto, existe em celebração a todas as linguagens da arte. Elas estão englobadas em diversas áreas, como circo, dança, teatro, música, artes visuais e artes integradas, bem como em novas linguagens e na economia criativa, temas que têm sido incluídos nos novos projetos da Fundação.

A origem do Dia Nacional das Artes é o Decreto de lei nº 82.385, de 5 de outubro de 1978 e a Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978. Essas leis regulamentaram a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões, além de reconhecerem mais de 100 outras funções que também compõem o trabalho artístico.

Conforme a legislação brasileira, artista é o profissional que “cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação de massa ou em locais onde se realizam espetáculos de diversões públicas”.

Neste dia, em 1816, era fundada a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, por um decreto de D. João VI. Em 1922, com a Independência do Brasil, passou a chamar-se Academia Imperial das Belas Artes e, com a Proclamação da República em 1890, Escola Nacional de Belas Artes (ENBA).

Em 1931 a ENBA foi incorporada à então Universidade do Rio de Janeiro que hoje é a Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aquela que em maio desse ano anunciou que poderia fechar as portas por conta da falta de verbas em decorrência do corte de orçamento para a Educação.

Arte: expressão e atividade produtiva

“Arte” é conceito interdisciplinar, que tem desafiado, ao longo do tempo, tentativas de definição. O conjunto das manifestações artísticas vai desde a arte popular — em muitos casos, de tradição milenar —; passa pelos estilos clássicos; e chega ao moderno e ao contemporâneo; em incessante transformação.

Porém, enquanto exerce esse reconhecido papel cultural, a arte é uma importante atividade econômica, com extensa rede produtiva, que gera emprego e renda, contribuindo fortemente com a educação e a saúde.

Tal cadeia produtiva envolve, basicamente, o trabalho de fazer arte; o usufruir da obra artística; e os ofícios de instruir e pesquisar sobre o setor. Inclui profissionais criadores, técnicos, produtores, instrutores, pesquisadores, alunos e o público — que deve ser formado e renovado sempre.

Além disso, a atividade artística estimula, consideravelmente, múltiplos serviços, tais como: turismo, eventos, transporte, alimentação, comércio e muitos outros.

No Brasil existem varias manifestações artísticas, algumas que estão sendo reabertas aos poucos. Aproveite o final de semana e comemore o Dia Nacional das Artes.

Plusber| Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *