A intubação pode ser a única esperança para pacientes com o pulmão comprometido e sem capacidade de oxigenar o sangue.
No Brasil, os altos índices de mortes resgistradas entre pessoas infectadas com o novo coronavírus, que necessitaram de uso dos respiradores ou ventilação mecânica é assustador.
A média registrada em 2020 foi de 80% considerando o período de fevereiro à dezembro, dados apontados por pesquisa inédita obtida e publicada pela BBC News Brasil.
Este número representa cerca de 8 mortes a cada 10 pacientes intubados em 2020. O índice de mortalidade se manteve parecido no primeiro e no segundo semestre, revelando que as estratégias adotadas pelo país no tratamento do covid19 ainda precisam ser melhoradas.
Pesquisadores apontam que a situação no Brasil tende a piorar caso a vacinação não aconteça de forma acelerada e exponencial, quando comparado com outros países que registram taxas até 50% de mortalidade entre pacientes com este perfil a situação é preocupante.
“Os dados de morte por intubação em 2021 não estão consolidados, mas as informações disponíveis sobre morte hospitalar apontam para um aumento significativo da mortalidade”, disse à BBC News Brasil o pesquisador da Fiocruz Fernando Bozza, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Medicina Intensiva do Instituto Evandro Chagas.
Referência: BBC News Brasil
Plusber | Saúde