quarta-feira, outubro 16Conteúdo Relevante pra Você

25 de julho- Dia do Escritor

Foto: Google

No dia 25 de julho foi comemorado o Dia do Escritor, a data foi instituída em 1960 por João Peregrino Júnior, então presidente da União Brasileira de Escritores. À época, o vice-presidente da instituição era Jorge Amado, importante escritor brasileiro.

O Ministro da Educação da época, Pedro Paulo Penido, oficializou a data por meio de uma portaria publicada dois dias antes do dia escolhido. A partir de então, o Dia do Escritor passou a ser comemorado no dia 25 do mês de julho.

Curiosidade

Na Bienal do livro de São Paulo participaram 330 autores, existe a informação que existem 500 milhões de autores no Brasil, de acordo com pesquisa da Publish News em 2012.

Os livros no Brasil tem um funcionamento legal de se falar, cada exemplar vendido faz toda a diferença, principalmente se você comprar um livro de um autor nacional durante a sua pré-venda. Isso porque é durante a pré-venda que a editora consegue mensurar a recepção do público para aquele título em questão. Se a pré-venda é bem-sucedida, é mais fácil conseguir fazer o livro chegar às livrarias e às vitrines e, consequentemente, a mais leitores. Mais autores nacionais sendo vendidos significa mais autores nacionais sendo publicados. É um ciclo de incentivo à cultura nacional, às histórias locais e à produção da literatura brasileira.

Vamos destacar alguns escritores importantes para o Brasil.

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato foi um dos primeiros autores de literatura infantil do Brasil. Além de escritor, foi também editor e criador da Editora Monteiro Lobato e, mais tarde, da Companhia Editora Nacional. O autor se destacou, principalmente, pelo universo criado em sua obra mais conhecida: a série Sítio do Pica-pau Amarelo, composta por 23 livros. A série já foi adaptada para o cinema e televisão diversas vezes, além de ter se tornado história em quadrinhos. Uma curiosidade sobre a obra de Monteiro Lobato é que o Sítio do Pica-pau Amarelo foi traduzido para o espanhol, na Argentina, e para o russo. A primeira tradução para o inglês aconteceu somente no ano de 2019.

Machado de Assis

Machado de Assis tem uma extensa lista de obras, que conta com romances, contos, peças teatrais, poemas, sonetos e crônicas. O autor é considerado o introdutor do Realismo no Brasil com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas. De complexa definição, a obra de Machado de Assis perpassa por vários gêneros e estilos literários.

Machado de Assis foi fundador e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis. Nomeou José de Alencar como patrono de sua cadeira na Academia. O autor tinha o apelido de “Bruxo do Cosme Velho”, dado por seus vizinhos. A razão disso é que ele teria queimado cartas em um caldeirão em sua casa, localizada na Rua Cosme Velho. O apelido se tornou mais popular após a publicação de um poema de Carlos Drummond de Andrade em homenagem a Machado de Assis, chamado A um bruxo, com amor.

Clarice Lispector

Clarice Lispector foi uma jornalista e escritora nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Lispector escreveu romances, ensaios e contos e é considerada uma das mais influentes escritoras da literatura mundial. Iniciou sua carreira como tradutora, mas logo se consagrou como escritora, se tornando uma das mais importantes do país do século XX. Clarice era falante de ao menos sete idiomas: português, inglês, francês, espanhol, hebraico iídiche e russo. Traduziu ao todo 35 livros de variados escritores e gêneros.

Enquanto escritora, publicou seu primeiro livro aos 24 anos, Perto do Coração Selvagem. No entanto, publicou seu primeiro conto quando tinha apenas 19 anos. Em 1975, foi convidada para participar do I Congresso de Bruxaria, em Bogotá, na Colômbia. O convite se justifica pelo fato de algumas de suas obras sugerirem gosto da autora pelo tema místico. A palestra, no entanto, não foi sobre o tema extranatural, e sim uma leitura de seu conto O ovo e a galinha.

Esta sem opção no que fazer no final de semana? Compre um livro, tem diversos sites em que você encontra vários temas e autores.

Boa leitura!!

Plusber| Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *