sexta-feira, abril 19Conteúdo Relevante pra Você

Vale Cultura um benefício para todos

Fonte Google Imagem

Vamos conversar sobre um benefício que algumas empresas proporcionam aos seus empregados com objetivo de acesso à cultura.

Você lembra-se do Vale Cultura? Esse programa foi criado em 27 de dezembro de 2012, como incentivo à cultura do Brasil. O benefício tem objetivo de fornecer aos trabalhadores meios de acesso financeiro ao exercício dos direitos culturais e às fontes da cultura.

Os serviços culturais e produtos culturais do qual o trabalhador pode utilizar são definidos da seguinte forma:

– Serviços culturais: Atividades de cunho artístico e cultural fornecidas por pessoas jurídicas, cujas características se enquadrem nas seguintes áreas culturais; artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura, humanidades e informação, musica e patrimônio cultural.

– Produtos culturais: Materiais de cunho artístico, cultural e informativo, produzidos em qualquer formato ou mídia por pessoas físicas ou jurídicas, cujas características se enquadrem nas áreas culturais.

Como funciona?

O beneficio é valido em todo território nacional, ele de caráter pessoal e intrasferível, hoje é possível obter o cartão através das principais operadoras de cartão como a Caixa, Sodexo, Ticket, a lista completa com as operadoras de cada estado esta no site da Secretária Especial da Cultura.

O vale é fornecido aos usuários pelas empresas beneficiárias e disponibilizado preferencialmente por meio magnético, no valor de R$ 50,00, concedido pelo empregador aos seus funcionários. Ele pode ser descontado da remuneração, em percentuais entre 20% e 90% do valor do vale-cultura, de acordo com a respectiva faixa salarial.

Esses profissionais têm que ter vínculo empregatício formal com uma empresa que aderiu ao Programa de Cultura do Trabalhador (PCT), além de recebem até cinco salários mínimos, mas colaboradores de qualquer faixa salarial podem ser beneficiados pelo vale cultura.

O que pode ser comprado?

O beneficiário pode comprar ingressos de teatro, cinema, museus, espetáculos, shows e circos, CDs, DVDs, livros e revistas, instrumentos musicais ou, então, pagar cursos relacionados à arte e cultura. O cartão tem uma grande rede de estabelecimentos, que pode ser conferido no site da empresa fornecedora. O crédito é acumulativo e não tem validade.

No Banco Caixa em caso de compras de valor maior que o benefício, o usuário poderá utilizar crédito acumulativo, uma vez que não existe validade para o uso do auxílio, a lista pode ser consultada no site.

Cadastro das Empresas

O Cadastro das empresas é através do site da Secretária Especial da Cultura, clicando no logo do Vale Cultura. Existem empresas que já são cadastradas que podem atualizar os dados e para saber se sua empresa já tem esse beneficio clique na Lista de Beneficiárias.

 

Plusber| Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *