quarta-feira, setembro 11Conteúdo Relevante pra Você

“Obrigado Bolsonaro”; essa foi a publicação da Comembol agradecendo por liberar que a Copa América aconteça no Brasil.

foto: divulgação comembol

A Conmebol anunciou, na manhã de hoje, que a Copa América será realizada no Brasil, após as desistências de Argentina e Colômbia. Após reunião emergencial nesta segunda-feira, a entidade decidiu por transferir para cá a realização do torneio. A entidade agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro ao comunicar a decisão.

De acordo com a confederação, as datas de início e término do torneio estão confirmadas para 13 de junho e 10 de julho. As sedes e a tabela de jogos serão anunciadas nas próximas horas.

A Copa América, inicialmente, seria dividida entre Colômbia e Argentina; no último dia 20 de maio, a Colômbia pediu adiamento da competição pois o país passa por período de instabilidade, com protestos populares e a Conmebol decidiu excluir o país.

A Argentina deixou de ser sede da Copa América devido à piora da pandemia de Covid-19 no país. O ministro do Interior, Wado de Pedro, disse no domingo que organizar o torneio seria inviável, principalmente em Mendoza, Córdoba, Buenos Aires, Tucumán e Santa Fé.

O Chile também tinha surgido como candidato informal para compartilhar o torneio com a Argentina. Mas como só poderia receber um grupo, a Conmebol achou melhor fazer tudo num só país, para evitar deslocamentos.

A possibilidade de o Brasil organizar o torneio era descartada tanto pela CBF quanto pela Conmebol. Mas ao longo da reunião dessa segunda feira mencionou-se que o país tem estádios de Copa do Mundo que estão ociosos, como Mané Garrincha em Brasília, Arena da Amazônia, Arena Pernambuco e Arena das Dunas em Natal.

O pedido inicial foi feito pela Conmebol à Confederação Brasileira de Futebol. A CBF, por sua vez, pediu, também na manhã desta segunda, autorização do Governo Federal, que foi concedida.

A ideia é colocar um grupo para jogar em Manaus e Brasília, o outro nos dois estádios do Nordeste. O Campeonato Brasileiro não será interrompido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *