quinta-feira, maio 19Conteúdo Relevante pra Você

Município de São Tiago em Minas Gerais: a terra do café com biscoito

São Tiago fica na região do Campo das Vertentes, a 200 km de Belo Horizonte e é conhecida como a Terra do Café com Biscoito. A cidade mantém uma tradição na fabricação de biscoitos e uma de suas maiores atrações é a festa que leva o mesmo nome. Desde o século 19 ocorre a confecção do biscoito artesanal no município mineiro e, até hoje, essa herança cultural segue viva e ganhando reconhecimento.

Os produtores de biscoitos de São Tiago conquistaram o selo de Indicação Geográfica (IG) na categoria Indicação de Procedência (IP), em 2012. Concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), essa certificação garante que o produto de lá não seja copiado em nenhum outro lugar.

As marcas deixadas pelos europeus que construíram o arraial são evidentes, e as receitas culinárias que até hoje são encontradas, são legados deixados por eles. A cidade era ponto de parada, localizada em uma das comarcas mais promissoras de Minas Gerais.

Os tropeiros, aqueles que conduziam os animais de cargas com mantimentos para serem comercializados nas cidades, eram recepcionados especialmente com esses biscoitos quando chegavam, e levavam grande quantidade quando partiam.

Esse reconhecimento como a “terra do biscoito” se deu na década de 90, quando a fabricação de biscoitos de São Tiago já não se limitava mais a confecção nas cozinhas, passando a ser comercializado em diversas padarias que foram abertas na cidade. O biscoito feito à mão e ainda de modo artesanal começou a alcançar as cidades vizinhas e se transformou na marca registrada de toda a região.

Festa do “Café com Biscoito”

Todo mês de setembro ocorre o tradicional evento na Praça da Matriz, reunindo artesões e famílias dos grandes fabricantes de biscoitos, ocasião essa em que toda a cidade se concentra nessa comemoração. É uma tradição local que teve seu início na simples atividade de fazer o biscoito caseiro, que além de ser uma guloseima muito apreciada, serve também para recordar gerações, ou seja, uma verdadeira viagem ao passado.

Os atrativos naturais do município

A cidade possui um agradável e formoso cenário turístico com cachoeiras, igrejas com inscrições relacionadas a temas bíblicos e a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, e lindas capelas que são representantes fiéis da rica história do município. É uma cidade agradável e acolhedora que, com seu charme e tradição, é sempre convidativa para um passeio prazeroso.

Plusber | Lazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *