quinta-feira, janeiro 20Conteúdo Relevante pra Você

Espaços culturais abertos em Fortaleza

Fonte: Google

Depois de comemoração ao Dia da Música Popular Brasileira, voltamos com a nossa serie sobre a abertura dos espaços culturais pelo Brasil.

Hoje vamos ver a cidade de Fortaleza, o que já pode ser visitado.

Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar, reabre ao público a partir desta quinta-feira (21/10), com todos os cuidados necessários para preservar a saúde dos seus colaboradores e visitantes, alinhados com o decreto estadual em vigência e o protocolo setorial 17, que regulamenta a retomada em teatros, centros culturais e afins.

Retomando as atividades no espaço, no dia 21 de outubro, às 20h, a Cia. Bravia apresentará “Das que ousaram desobedecer”, espetáculo dirigido por Herê Aquino que lança luz sobre as memórias e narrativas de Rosa da Fonseca, Nadja Oliveira, Ruth Cavalcante, Helena Serra Azul, Rita Sipahi, Beliza Guedes e Jana Barroso, mulheres cearenses que lutaram contra a ditadura do Regime Militar, nos anos 60 e 70. Indicado para pessoas com idade a partir de 16 anos e acessível em Libras, o espetáculo será gratuito, mediante a retirada de ingressos na plataforma Sympla Bileto, na quarta-feira (20), a partir das 15h. Será liberado apenas um ingresso por CPF.

No domingo (24/10), integrando a programação “Dragão das Crianças – especial Dia das Crianças”, será a vez da meninada matar a saudade do Teatro. A partir das 17h, o Cangaias Coletivo Teatral apresentará o espetáculo “O Regresso dum Barquinho de Papel”. Também acessível em Libras, a peça aborda questões como amizade, gênero e infância. A retirada gratuita de ingressos será no site Sympla Bileto, na sexta-feira (22/10), a partir das 15h. Serão liberados apenas dois ingressos por CPF.

Serão disponibilizados 100 lugares para cada uma das apresentações. O código emitido pela Sympla deve ser apresentado na entrada, em até 10 minutos antes do início do espetáculo. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

Museu de Arte da UFC (Mauc)

Serão permitidas visitas desde que atendidos os seguintes passos:
– Uso obrigatório de máscaras no ambiente interno do Museu;
– Grupos de amigos e familiares de no máximo 8 pessoas;
– Limite de 50 pessoas em cada turno (manhã ou tarde) a fim de evitar aglomeração e permitir respeito ao distanciamento social estabelecido nas normatizações vigentes;
– Qualquer informação acerca da programação e dos horários de funcionamento podem ser sanados pelo e-mail mauc@ufc.br ou pelos telefones (85) 3366.7481/7482;
– As visitas não contarão com a mediação até a vacinação dos bolsistas do Núcleo Educativo do Mauc.

Arquivo institucional e histórico do mauc

– Pedidos de agendamento devem ser feitos exclusivamente pelo e-mail: arquivomauc@ufc.br
– Aguardar retorno através do email para dias disponíveis e confirmação do agendamento
– Uso obrigatório de luvas (item fornecido no local)
– A consulta do material será realizada em uma sala a parte do acervo
Maiores informações: 3366-7480 (Arquivo) 3366-7481 (Administrativo)

Museu da Fotografia Fortaleza

Com limite de 50% da capacidade abertura do espaço de 12h às 17 horas.

Exposição “Na Ponta dos Dedos”, em cartaz no MFF até o dia 31/10. Fruto de um trabalho educacional com pessoas cegas e com baixa visão. A mostra conta com 20 obras realizadas por pessoas atendidas pelo projeto Na Ponta dos Dedos no ano de 2019 e 2020 e tem visitação gratuita. O objetivo é fazer os visitantes interagirem com a fotografia através do tato e da audição. No lugar de fotos na parede, placas de madeira com fotografias táteis foram impressas e colocadas à disposição.

A exposição contará também com fones de ouvido para escuta e imersão completa, além de apresentar um sistema de rastreio tátil desenvolvido pelo Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC para a leitura das imagens com as mãos.

Serviço:
De terça a domingo, das 12h às 17h.
Rua Frederico Borges, 545, Varjota, Fortaleza/CE.
Entrada Gratuita.

Espaço Cultural Unifor

Está em exposição a 21ª Unifor Plástica, com o tema “Corpo Ancestral”, exposição reúne 41 artistas cearenses e nacionais, permitindo acesso à cultura.

A mostra celebra a tradição e os saberes como chave de conhecimento do presente. O acervo compõe uma revisão histórica afetiva entre artistas veteranos e da novíssima geração. A curadoria é assinada por Marcelo Campos e Pollyana Quintella, que realizaram palestra de apresentação da mostra.

Nessa edição, três nomes da cultura cearense são homenageados. A artista Nice Firmeza (1921-2013); o professor, pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho (1949-2021); e Letícia Parente (1930-1991), artista representante do primeiro ano da Unifor Plástica, em 1973.

Serviço

21ª Unifor Plástica – “Corpo Ancestral”.  De terça a sexta (9h às 18h), sábados e domingos (10h às 18h).
Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Bairro Edson Queiroz).

Informações: (85) 3477.3319

Plusber| Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *